Facebook
Instagram
Youtube
Linkedin
Apenda a fazer seu planejamento financeiro para 2023

Confira dicas para organizar suas finanças e juntar o dinheiro necessário para realizar seus sonhos Início de ano é normalmente marcado por reflexões e desejos de mudança. É comum termos a s ...

Há 457 dias - Artigo
Apenda a fazer seu planejamento financeiro para 2023

Confira dicas para organizar suas finanças e juntar o dinheiro necessário para realizar seus sonhos

Início de ano é normalmente marcado por reflexões e desejos de mudança. É comum termos a sensação do “agora vai”, e nos sentimos no dever de definir ou retomar  aquelas metas que, embora nem sempre sejam concluídas ao longo de 12 meses, acabam por nortear muitas das nossas atitudes e nos ajudam a avançar rumo à tão almejada qualidade de vida.

 

Nesse contexto, “ter muito dinheiro no bolso” é um dos objetivos que figuram entre os top 5 da lista dos brasileiros. E, segundo especialistas, para alcançá-lo, planejamento financeiro é um passo imprescindível, que segue uma lógica básica: organizar. É a partir desse cuidado, tão elementar quanto desafiador, que se torna possível e viável a realização de sonhos dos mais variados tipos.

 

Quer colocar seu orçamento em dia e garantir um 2023 de muita prosperidade? Confira algumas dicas para aprender se organizar e ter um controle de gastos assertivo e eficiente.

 

  • Planejamento Financeiro é um processo que consiste em organizar seu dinheiro de modo que seja possível atender, com tranquilidade e segurança, às demandas do cotidiano. Como ele, é possível atingir metas como fazer uma viagem de férias ou adquirir um bem, entre outras.

 

  • O primeiro passo para elaborar um planejamento financeiro é estruturar o seu controle mensal de gastos. Para facilitar, baixe a PLANILHA DE GASTOS FINANCEIROS do nosso PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Com ela, você vai conseguir visualizar com clareza suas principais despesas e identificar como elas afetam o seu orçamento.

 

  • Faça uma avaliação crítica da situação e adeque seu atual padrão de vida à sua renda. Em outras palavras: aprenda a não gastar mais do que ganha. Essa adequação envolve, também, estabelecer limites para as suas compras e cortar custos sempre que possível, por exemplo.

 

  • Economize dinheiro mudando comportamentos e adotando posturas simples, como atentar-se às tarifas bancárias, que, muitas vezes, podem ser zeradas com a adesão a pacotes promocionais ou a mudança de banco. Aplicativos de entrega de refeições também devem estar sempre no radar, assim como quaisquer outras aquisições feitas por impulso. Para não ter erro, lembre-se sempre de se questionar quanto à real necessidade da despesa.

 

  • Defina metas e planeje como alcançá-las. Isso vai deixá-lo mais vigilante em relação ao seu orçamento. Lembre-se de categorizá-las em metas de curto, médio e longo prazo e seja firme no seu cumprimento. Além disso, não se esqueça de pesquisar e registrar o valor necessário para o alcance de cada um dos seus objetivos.

 

  • Tenha uma reserva de emergência para momentos de imprevisto, que são naturais, mas podem causar muitos aborrecimentos quando não estamos preparados para enfrentá-los. Essa é uma prática que nos dá tranquilidade e nos poupa de ter de recorrer a empréstimos, que acabam desestabilizando as nossas contas.

 

  • Comece a poupar e investir seu dinheiro tendo sempre em mente as metas estabelecidas. Isso será fundamental para a realização dos seus desejos. Estipule um valor fixo mensal para ser investido conforme o seu perfil. O gerente da sua conta saberá orientá-lo.

 

Conheça o Plano FIPECqPREV e veja como é fácil investir nos seus projetos de vida

 

+ Dicas importantes:

  • Evite compras parceladas. Poupar dinheiro para negociar à vista é sempre a melhor opção.
  • Acompanhe periodicamente a fatura do seu cartão de crédito.
  • Esteja atento também às compras de menor valor. Quando somadas, elas geram um montante maior do que você imagina e podem sabotar as suas metas.
  • Confira sempre os conteúdos do Portal de Educação Financeira e Previdenciária da FIPECq.

Conheça mais sobre juros e inflação e tome decisões mais assertivas em relação ao seu dinheiro Quando falamos de finanças, a temática dos juros é daquelas impossíveis de desviar, e a raz ...

Há 380 dias - Artigo

Entenda melhor esse investimento que ajuda a planejar um futuro mais tranquilo   Se você já parou para pensar no seu futuro em longo prazo, certamente refletiu acerca de como será o padrão ...

Há 421 dias - Artigo

Confira práticas que vão ajudá-lo a avaliar as suas contas e cortar gastos que prejudicam sua vida financeira   Você certamente já se deu conta de que um orçamento financeiro em desalinh ...

Há 442 dias - Artigo

A educação financeira dedica-se a mostrar caminhos para você administrar melhor as suas finanças, compreendendo como administrar receitas e despesas pessoais. No Brasil, esse é um grande desaf ...

Há 492 dias - Artigo

copyright 2022 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: Área Local
Pular para o conteúdo